Cine Clube Cult #1

>> quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Como os coleguinhas que me tem no Facebook sabem, esse semestre estou fazendo uma matéria no mestrado que demanda um conhecimento de cinema. Eu, como boa consumidora de massa que sou, não entendo nada de cinema (do tal de "Cinema de Arte"). Sei só de romance, explosões, invasões alienígenas e ameaças de destruição em massa à Terra/Estados Unidos.

Para aproveitar o embasamento teórico da matéria, eu preciso conhecer os filmes, ter noção da história da evolução do cinema, tal e coisa. Depois de conferir essa parte na wikipedia, baixei adquiri de forma gratuita alguns dos filmes sugeridos pela professora, e chamei os coleguinhas para assistir comigo.

Os filmes que assistimos (sim, eu uso assistir filmes, como verbo transitivo direto, deal with it!) na primeira edição do Cine Clube Cult foram Tempos Modernos, de Charlie Chaplin, Morangos Silvestres, de Ingmar Berman (sueco!) e O Anjo Exterminador, do mexicano Luis Buñuel. Para ver os resumos e críticas consagradas, google it! Aqui vou dar minha opinião leiga e fanfarrona.

Mas, antes, procurando sinônimos para não ficar repetindo "cinema", eu pensei em Sétima Arte. E aí eu descobri que eu não faço a menor ideia de quais são as outras seis! E nem você! Aí estão (wikipedia, aee):

  • 1ª Arte - Música (som);
  • 2ª Arte - Dança/Coreografia (movimento);
  • 3ª Arte - Pintura (cor);
  • 4ª Arte - Escultura (volume);
  • 5ª Arte - Teatro (representação);
  • 6ª Arte - Literatura (palavra);
  • 7ª Arte - Cinema (integra os elementos das artes anteriores mais a 8ª e no cinema de animação a 9ª).
Essas 7 são as originais. Depois foram acrescentadas artes mais modernosas, e manifestações que eram consideradas técnicas ou práticas ganharam status de arte também:

Quer dizer que esse tempo todo eu estudei a 6ª arte sem saber? Que bonito!


Eu nunca havia assistido nenhum filme do Chaplin. Só tinha visto os trechos clássicos e talz. Se você é daqueles que dá RT em frase dele sem nunca ter visto um filme, assista! É uma delícia! É mudo, é em preto e branco, mas é uma delícia! A música é linda e tocante, a música ajuda a contar a história e os diálogos são totalmente dispensáveis. Chaplin tem um olhar tão forte, tão expressivo, que é difícil acreditar que ele se expressava de outro jeito que não por esse olhar!
Assistir Tempos Modernos é um ótimo jeito de entender a situação americana pós-29. Lá a gente vê também que os grandes trapalhões e comediantes da nossa infância 90 tiveram Chaplin como grande referência e modelo - de Chico Anysio ao Didi - os trejeitos, as quedas, as trapaças, os mal-entendidos, que a gente já viu e reviu desde criança, estão todos lá naquele palhaço-vagabundo de chapéu e bengala - e são engraçados e emocionantes!  
Gostei muito do filme, da música, e, principalmente, desse olhar do Chaplin, que parece que ao mesmo tempo em que vê "além", vê "dentro"! Quero ver agora O grande ditador
Como eu falei, pra ver a historinha do filme, e prêmios e contextos e talz, procurem no google. Aqui está a impressão - talvez com alguma reflexão - de uma espectadora que entrou na sessão de exibição da sétima arte com quase 100 anos de atraso.



No próximo post comento os dois outros filmes!


0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP