Eu, mestranda #2

>> domingo, 25 de setembro de 2011

O prazo para as inscrições no PPG em Literatura do TEL termina essa semana, dia 28! Aproveito pra fazer mais um post sobre a vida de mestranda (para ler o primeiro, clique aqui).

Semestre passado fiz duas matérias, uma sobre literatura e morte e a outra sobre literatura e memória. As duas trataram de temas afins à minha futura dissertação - mas nem sempre é assim, às vezes, por causa do horário, os mestrandos acabam fazendo matérias que não tem relação nenhuma com a pesquisa deles.
Nesse semestre dei sorte de novo - estou fazendo mais duas matérias (as últimas!), uma é "Seminário avançado em teoria da literatura", em que um teórico é abordado em profundidade - e, no caso, o teórico é Bakhtin, justamente o teórico chave da minha dissertação. A outra é "Literatura e estudos interartes", que também vai me ajudar na dissertação, já que eu vou trabalhar na compração de um dos "meus" romances com a linguagem fragmentada cinematográfica.

Já comecei a escrever! E não tá fácil, viu? A cobrança é bem maior do que na monografia, por exemplo, e a responsabilidade pelo que a gente escreve também é maior. Maaaas, se tudo der certo, a essa altura do ano que vem eu já serei Mestre! Para isso acontecer, eu preciso tomar vergonha na cara e parar de perder tempo na internet - acho que isso inclui postar no blog...

As crises existenciais do começo estão menos frequentes - agora eu já não duvido tanto de ter feito a coisa certa ao escolher continuar estudando. Por mais que seja trabalhoso, difícil e cansativo, eu sinto que não poderia estar fazendo outra coisa! Estou realizando meu sonho da graduação de estudar só literatura, de ter professores comprometidos e não-picaretas, que realmente têm muito a me ensinar, de ter autonomia pra escrever e não escrever só o que o professor quer ler, de conhecer pessoas que gostam tanto de literatura quanto eu - e com elas compartilhar angústias e descobertas.

Por outro lado, aguardo ansiosamente não ter mais que escrever com prazos, poder ler os livros que me der na telha, sem ter que resenhar, anotar, enfim, pensar - aproveitar a literatura pela literatura, como lazer, como arte, e não como ferramenta de trabalho (há quanto tempo não faço isso!)

Aos coleguinhas que farão a seleção, boa sorte! Espero estar ouvindo as histórias de vocês no semestre que vem! Precisamos de pessoas que pensem literatura, que pensem o mundo por meio da literatura, que enxerguem as contradições, misérias e virtudes do mundo por meio da literatura! Para mim, esse é um modo mais honesto, mais auto-consciente de suas limitações e parcialidades, e que por isso mesmo busca libertar-se delas, de pensar o mundo, o homem, a cultura... claro, isso pra quem ainda acha importante pensar!

Eu provavelmente vou diminuir as aparições aqui, porque preciso escolher entre a vida social real e a vida social virtual... quanto menos tempo eu gastar nos meios internéticos, mais tempo eu vou ter pra realmente ver as pessoas sem que isso afete minha rotina de estudos. Além disso, quando o blog - que é pra ser um hobby - passa a olhar pra mim com exigências - como quem diz "me atualiza, me atualiza", ele deixa de ser divertido e passa a ser uma obrigação - e eu já tenho muitas! Escrever é algo que eu adoro fazer nos momentos livres mas, como esses momentos estão cada vez mais raros, vou escolher passá-los com uma "atividade mais ativa" e menos pensante. Pensar, pra mim, agora, é um ofício, e não uma consequência do ócio.

Espero um dia fazer da escrita também um ofício. Quem sabe, né? Até lá!



0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP